Curso de Avaliação e Retreinamento da Corrida

Sobre o Curso

Aprenda com professores com mais de 10 anos de experiência na área da corrida

O curso será no Laboratório de Performance do Movimento do Vita, equipado com os mais modernos equipamentos de avaliação do movimento. Venha conhecer!

Este curso é ministrado desde 2015 e vêm se aprimorando a cada ano desde então.  Esse aprimoramento diz respeito a atualização constante do conhecimento científico abordado e o compartilhamento da vasta experiência prática dos professores envolvidos.

Objetivos

Capacitar o profissional a entender a biomecânica da corrida e os desequilíbrios que podem gerar lesões, realizar na prática a avaliação 2D da corrida de forma quantitativa e aplicar os resultados biomecânicos a prática clinica, traçando tratamentos mais específicos para cada corredor.

Conteúdo Programático

Sexta

8:00 as 10:30 – Introdução a corrida, etiologia das lesões, fatores de risco das lesões, principais lesões relacionadas a corrida e suas relações biomecânicas, tipos de pisada na corrida e suas implicações, impacto e lesões na corrida, influência dos fatores espaço-temporais na corrida, efeito chicote, posição da pelve e tronco na corrida e retreinamento (feedback em tempo real) da corrida.

11:00 as 12:30 – Correr descalço X tênis, Correr antepé X retropé, foot core, introdução aos princípios biomecânicos da avaliação da corrida (calibração, introdução aos cálculos 2D e 3D das variáveis cinemáticas da análise da corrida).

13:30 as 15:30 – Interpretação de gráficos da corrida, ação muscular nas várias fases do ciclo da corrida, análise qualitativa dos desequilíbrios biomecânicos durante corrida.

16:00 as 18:00 – Coleta e análise dos dados da Avaliação 3D e avaliações funcionais complementares à análise da corrida.

Mais informações

Sábado

8:00 as 10:30 – Apresentação do protocolo de marcadores 2D, posicionamento de câmeras, coleta da avaliação 2D da corrida e manuseio do software 2D.

11:00 as 12:30 – Demonstração e prática dos cálculos das variáveis cinemáticas da corrida no software 2D.

13:30 as 15:30 – Discussão de casos clínicos (aplicação da análise biomecânica a prática clinica)

16:00 as 18:00 – Tratamento das principais lesões da corrida baseados na analise biomecânica do corredor e prática do RUNFIT (retreinamento da corrida).

Mais informações

Corpo Docente

Ministrante:

Ms.Esp.Ft. Andreia Miana

Atua na área da corrida desde 2001, em equipes de atletismo, incluindo seleção brasileira, mestrado em Biomecânica da Corrida pela UNICAMP, especialização em Ciências do Treinamento Desportivo pela UNICAMP e em Fisioterapia Desportiva pela UNESP, aprimoramento no laboratório de biomecânica do HSS – Nova Iorque, vivência no Spaulding National Running Center em Harvard, Fisioterapeuta do VITA, Gestora do Laboratório de Performance do Movimento do VITA, coordenadora de ensino do Instituto Vita e Redatora da Revista Runner’s World.

Esp. Ft. Sérgio Luiz Rodrigues de Souza
Fisioterapeuta colaborador do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva da UENP; Monitor de Fisioterapia Desportiva e Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia; Pós Graduando em Biomecânica, Avaliação e Prescrição de Exercício pela FMU; Fisioterapeuta do Vita e do Laboratório de Performance do Movimento

Esp. Ft. Ivan Baltieri Momesso
Fisioterapeuta da Equipe de Atletismo de Presidente Prudente (2015 a 2018); colaborador do Grupo de Pesquisa do LAFIDE em recuperação pós esforço de atletas; Especialização em Fisioterapia Desportiva pela UNESP e Residência em Reabilitação Física com ênfase em Fisioterapia Desportiva pela UNESP, Fisioterapeuta do Instituto Vita e do Laboratório de Perfomance do Movimento do VITA

Faça agora sua inscrição

Destaque-se na sua profissão na área da corrida. Invista em você

Fazer Inscrição